Os aparelhos são o tipo mais comum de tratamento ortodôntico. Eles transformam os dentes para o alinhamento adequado para a saúde odontológica e bucal ideal. Quando os dentes estão alinhados adequadamente, eles são mais fáceis de manter limpos, reduzindo as chances de decaimento. O alinhamento adequado da mordida melhora as capacidades de mastigação, impede que os dentes se desgasçam prematuramente e reduz o risco de desenvolver o transtorno da ATM.
Se seu dentista ou ortodontista recomendou aparelho ortodônticovocê pode ter algumas perguntas antes de iniciar seu tratamento. Quanto tempo leva para endireitar os dentes? Como eles funcionam? Aprenda as respostas para essas perguntas e mais sobre aparelhos.
Como funcionam os aparelhos?
Para entender quanto tempo leva o processo, ajuda a entender como os aparelhos funcionam. Os aparelhos consistem em suportes de metal ou cerâmica que estão ligados à parte frontal de cada dente. Um arco conecta todos os suportes, exercendo força suave que empurra e puxa os dentes para o alinhamento adequado. Peças adicionais podem ser usadas para aumentar a força nos dentes quando necessário, como molas e elásticos. Os dentes podem ser movidos para a frente ou para trás, esquerda ou direita, para cima ou para baixo ou até virado.
Quando o tratamento do aparelho estiver completo, os dentes estarão em alinhamento adequado e as linhas de dentes superior e inferior se reunirão como deveriam. Depois que os aparelhos forem removidos, os retentores precisarão ser usados para segurar os dentes na posição ideal até que se estabeleçam no lugar.
Comprimento médio do tratamento do aparelho
Tratamento do aparelho normalmente leva de 1 a 2 anos. Alguns pacientes podem precisar usar aparelhos por mais de 2 anos se houver correções complexas que precisam ser feitas na posição dos dentes. Seu tempo total no aparelho dependerá de vários fatores.
Fatores que afetam a duração do tratamento do aparelho
Existem vários fatores que afetam a duração do tratamento individual do aparelho:
- Suas necessidades ortodônticas. Cada paciente terá necessidades ortodônticas únicas que estão sendo atendidas pelo tratamento do aparelho. Quanto mais movimentos seus dentes precisam estar alinhados adequadamente, mais tempo seu tratamento pode levar. O tratamento ortodôntico é um processo gradual para mover os dentes com cuidado e segurança.
- Sua idade. A idade pode afetar a duração do tratamento do seu aparelho. Crianças e adolescentes ainda estão crescendo, o que significa que seus dentes são mais facilmente deslocados. Os hormônios do crescimento tornam seus ossos mais maleáveis, incluindo sua mandíbula e as estruturas de suporte para os dentes. Os adultos podem exigir tratamento mais longo, porque seus dentes estão mais estabelecidos e não são tão facilmente movidos.
- Quantos dentes de bebê você deixou. Algumas crianças precisam de aparelho enquanto ainda há dentes de bebê no lugar. Isso pode significar que você precisará usar aparelhos até que todos os dentes permaneçam, o que pode levar alguns anos.
- Indo para compromissos. Ao longo do tratamento, você terá compromissos periódicos para monitorar seu progresso e fazer ajustes no aparelho. Se você perder compromissos, poderá adiar seu progresso e tornar o tempo geral de tratamento por mais tempo.
- Hábitos de higiene bucal. É importante manter os dentes limpos e livres de placa. Os aparelhos aumentam o risco de desenvolver cáries e doenças gengivais. Se sua saúde bucal estiver sendo impactada negativamente pelos aparelhos, pode atrasar seu tratamento.